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Aplicativo de delivery: checklist completo para vender mais em 2020

16
Março

Aplicativo de delivery: checklist completo para vender mais em 2020

Os aplicativos de delivery chegaram para ficar e o que não faltam são opções para os clientes. Hamburguerias, japas, italianos… como se destacar em meio a tantos restaurantes?

Seja em seu segmento ou não, os apps de delivery trouxeram uma vasta concorrência para os donos dos estabelecimentos. Em compensação, também representam uma ótima oportunidade para o crescimento do seu negócio. Pensando nisso, preparamos este material. Abaixo você confere um checklist completo de como se destacar nos apps e vender mais! Boa leitura!

Tendências para 2020 no mercado de delivery

Antes de pontuarmos as tendências para 2020, é importante entendermos o que está por trás do crescimento de aplicativos de delivery. Estamos falando do consumidor 4.0, aquele que vem movimentando a 4ª revolução industrial há algum tempo.

E o que isso significa?

Significa que as mudanças estão sendo norteadas pelas necessidades de um novo tipo de cliente. Um cliente conectado, ágil, altamente influenciável, que corre atrás de informações e tem elas disponíveis aos montes.

Dito isto, vamos destrinchar algumas das coisas que vem por aí para que você saiba como prosperar no delivery?

Aumento na procura por aplicativo de delivery

Como falamos, o consumidor está conectado e cada vez mais adaptado às mudanças tecnológicas. Ele quer praticidade e comodidade.

Busca por alimentos mais saudáveis

Mais informado, o cliente 4.0 mostra uma maior preocupação com sua saúde e isso também se reflete no universo delivery. Saladas, sucos, açaí, marmitas fitness... este mercado promete!

Pedidos por voz

Essa é uma tendência do mundo tecnológico em geral. Equipamentos e aplicativos orientados por comandos de voz ganharão cada vez mais força.

Proteína vegana

Estima-se que o mercado vegano cresça 40% ao ano no Brasil. Uma consequência natural disso é que a proteína vegana ganhe cada vez mais espaço, inclusive, nos serviços delivery.

Foco na qualidade

Não é porque é um aplicativo de delivery que a qualidade deve ser deixada de lado. Pelo contrário, com tanta variedade de estabelecimentos, a tendência é que os que prezam pela qualidade decolem.

E que qualidade é essa? Estamos falando da experiência do cliente em sua totalidade. Atendimento, tempo de preparo e de entrega, condicionamento do alimento, apresentação e qualidade da refeição.

Chegou quentinho? Derramou? O pedido veio certo? Essas são algumas das perguntas que começam a te direcionar para se destacar no universo dos apps de delivery.

Confira o checklist que preparamos para te ajudar a vender cada vez mais! Checklist: como destacar-se nos apps e vender mais Não existe receita de bolo para o sucesso, mas, com certeza, existem alguns fatores que te colocam à frente nas preferências do consumidor. Será que você sabe quais são eles?

Veja as dicas que preparamos! Que tal um desconto? Esta talvez seja a primeira solução de vendas que vem à cabeça, especialmente em um cenário em que os apps de delivery cresceram tanto oferecendo cupons.

Ainda, com a grande disponibilidade de restaurantes e aplicativos de delivery, o cliente dará preferência àqueles que oferecem mais vantagens. O desconto é uma delas.

Inclusive, essa é uma excelente forma de atrair novos clientes. Para isso, os descontos de primeira compra costumam dar aquele pontapé que falta para o consumidor se aventurar em uma nova opção de delivery.

Para os que já te conhecem, cupons de aniversário, datas comemorativas e descontos em geral também continuam sendo uma boa pedida.

E sabe aquela taxa de entrega? Você pode isentar o seu cliente de pagá-la no caso de um pedido mínimo, por exemplo.

A única ressalva que temos aqui é para não deixar de manter a qualidade do seu serviço. Pelo contrário, os descontos vêm para reforçar os benefícios para o seu cliente: uma refeição de qualidade a um preço mais acessível.

Além disso, tenha certeza de que seu negócio é capaz de atender à demanda de clientes.

Fazendo isso, cada vez mais pessoas ficarão interessadas no seu produto e as chances de fidelização só aumentam — o que nos leva à nossa próxima dica! Faça com que seu cliente queira voltar sempre Quem não quer um cliente recorrente? Além de consumir com certa periodicidade, esse tipo de cliente costuma ser aquele que ajuda a divulgar sua marca por aí.

Mais do que isso, manter um cliente fidelizado costuma ser várias vezes mais barato do que conquistar um novo. Descontos, cartões de vantagens, brindes: abuse da criatividade para criar boas e memoráveis experiências com o seu estabelecimento! Ofereça atrativos nos dias de menor movimento Essa dica é parecida com os descontos, mas a dinâmica é um pouquinho diferente. Sabe aquele seu sanduíche mais pedido? Que tal colocá-lo em promoção ou montar um combinado em um dia de menor movimento?

Isso te ajuda a aumentar as vendas nos dias mais parados e a se destacar entre as opções dos apps de delivery. Você pode, por exemplo, fazer promoções do dia de acordo com os sanduíches preferidos e o volume de vendas de cada dia da semana. Divulgue! Falamos em descontos, fidelização, promoções… mas é preciso que, de alguma forma, o cliente descubra as vantagens oferecidas.

Neste ponto, as redes sociais são grandes aliadas. Nutra suas páginas, crie conteúdos interessantes que estimulem o compartilhamento, comunique-se com seus clientes e com o público em geral. Posicione-se em relação aos principais assuntos do momento.

O delivery de comida tornou-se um negócio recheado de opções e você precisa ser visto e lembrado. Pense em anúncios, invista em patrocínios e marque presença em locais relevantes.

E nem precisa ser algo muito mirabolante! Você pode, por exemplo, oferecer algumas pizzas grátis em um evento do bairro e divulgar a opção do delivery. Certamente sua pizzaria será lembrada quando alguém pensar em pedir comida.

Se você também possui um estabelecimento físico, não deixe de divulgar que você também trabalha com a opção de delivery! Amplie sua área de entrega Em meio a tantas opções, aumentar seu raio de entrega pode ajudar a colocar seu estabelecimento em destaque.

Para começar, ele aparecerá em mais resultados de buscas por certo tipo de culinária.

Ainda, quem nunca pediu um delivery na casa de um amigo, gostou e ficou na vontade de comer aquele prato de novo? Com a região ampliada, as chances de você entregar perto da casa deste novo cliente são mais altas.

Uma dica: pesquisar quais regiões costumam receber mais pedidos pode te dar um norte para que suas vendas cresçam cada vez mais. Invista no visual A identidade visual da sua marca é importante, mas aqui estamos falando do visual dos seus produtos. Já ouviu falar que primeiro comemos com os olhos?

Pois então! Invista nas fotos dos pratos que seu negócio oferece. Capriche na refeição que será fotografada, pense no ambiente, na luz, no cenário, na possibilidade de contar com ajuda profissional.

Agora que suas fotos estão prontas para estimular o apetite da galera, não se esqueça que o visual deve estar de acordo com a realidade. Isso significa que você deve se preocupar com a apresentação do seu produto como um todo.

Cuide para que ele chegue direitinho, bem acondicionado, na temperatura e com a embalagem adequadas. Você não vai querer ser alvo de um meme do tipo expectativa/realidade, não é mesmo? Ouça seu cliente No momento do cliente 4.0, este é um grande diferencial para que o seu restaurante seja a melhor opção de compra. Pense que está cada vez mais fácil ter acesso às opiniões dos outros e pesquisar alternativas.

Portanto, estabeleça canais de comunicação com eles. Peça feedbacks e comentários — cuide para que sejam respondidos adequadamente.

Afinal, uma avaliação positiva do seu estabelecimento é uma das melhores maneiras de impulsionar suas vendas. Escolha o canal de vendas mais adequado Agora que seu restaurante já se diferencia dos demais, é hora de pensar no melhor app de delivery para as suas necessidades.

Ele te ajudará a cumprir suas estratégias para vender cada vez mais. Existem algumas opções no mercado e cabe você avaliar qual te atende da melhor forma.

Neste aspecto, uma inovação interessante pode ser o aplicativo de delivery da sua própria loja — o que nos leva à nossa próxima dica. Tenha seu próprio aplicativo de delivery Hoje em dia, existem maneiras de criar um aplicativo de delivery personalizado e esta é uma excelente maneira de ampliar o seu canal de distribuição.

Quer saber como isso funciona?

Trata-se de uma plataforma delivery online própria, com sistemas de pedidos online e maior customização.

Ainda pensando no consumidor 4.0 e nas tendências que 2020 promete, esta alternativa pode dar agilidade ao cliente e representa um contato mais direto com o consumidor final.

Além disso, evita que ele fique tentado a consumir o produto de outro restaurante ao se aventurar em um marketplace. Sem contar na redução dos seus custos e taxas com as plataformas de delivery. Por fim, essas são algumas das dicas que acreditamos que te colocarão na frente da concorrência! Os aplicativos de delivery estão tomando conta do mercado e a tendência é que só continuem crescendo. Você não quer ficar de fora disso, não é?

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