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POR QUE SEU RESTAURANTE PRECISA DE UM APP DE DELIVERY PRÓPRIO

13
Março

Se você já empreende em um bar ou restaurante, parabéns! Este é um setor em crescimento contínuo, especialmente para quem conta com um app de delivery como aliado.

São mais de 10% de expansão anual, de acordo com o Sebrae. Fora isso, o setor movimentou aproximadamente R$ 250 bilhões somente em 2018. Os números são tão atraentes que não é difícil imaginar uma concorrência acirrada, não é mesmo? Somente em Minas Gerais, por exemplo, um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estima que são mais de 90 mil bares e restaurantes.

É tanta opção para o consumidor que os donos dos estabelecimentos apostam em inovações para se destacar. Uma delas, que já caiu no gosto do povo, são os aplicativos de delivery. Convenientes, eles garantem que o cliente deguste da refeição no conforto de onde quer que esteja. Você está pensando em aumentar a aposta nos aplicativos para elevar o faturamento? Será que os apps de delivery são realmente uma boa pedida? Confira este post para entender mais sobre o mercado do delivery no Brasil e ver por que você deveria começar a considerar um aplicativo personalizado!

Cenário 2020: as dificuldades dos restaurantes que apostam apenas nos grandes apps de delivery

Não é novidade que muita gente lucrou com o boom dos apps de delivery no Brasil. Entretanto, agora que a inovação se estabeleceu, o cenário já não é mais o mesmo.

Afinal, o que aconteceu?

Redução dos pedidos
Essa é uma das maiores dificuldades dos restaurantes com os grandes apps de delivery atualmente. Especialmente para os que estavam lá desde o início.

Com o aumento da oferta de estabelecimentos, é natural pensar que isso iria acontecer. Contudo, uma coisa é a redução lenta e gradual. Outra é a diminuição drástica que impede a sustentabilidade do negócio e pode ser explicada por outras dificuldades, como a que mostraremos a seguir. Visibilidade no aplicativo Essa é uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo em que o app de delivery te dá visibilidade no segmento, ele pode te apagar totalmente. E, com tantos bares e restaurantes, aparecer entre os primeiros do aplicativo é o objetivo diário de quem empreende no setor. Porém, além de ser uma tarefa difícil, os critérios para que isso aconteça ainda são nebulosos para quem se aventura nos grandes apps de delivery. É a avaliação do cliente que conta? A taxa ou o tempo de entrega? A distância? Os critérios não são claros para o dono do restaurante. E, sem essas respostas, fica difícil saber o que melhorar para poder se destacar.

Promoções insustentáveis

Descontos podem ser grandes aliados para aumentar as vendas ou captar novos clientes. Mas e quando o consumidor é acostumado a sempre comprar produtos em promoção ou a preços extremamente baixos? Quando isso acontece, o app de delivery acaba se tornando palco para uma disputa por quem vende mais barato. E, em muitos casos, o preço é tão reduzido que chega a ser inviável para o bar ou restaurante. Embora o cenário pareça desanimador para quem é dono desses estabelecimentos, algumas alternativas ganharam espaço para contornar essas dificuldades — e outras! É o caso do aplicativo de delivery próprio, que abordaremos logo abaixo! 5 vantagens de contar com um app de delivery personalizado para o seu restaurante Com o título acima, não é difícil pensar na primeira grande vantagem do app próprio e personalizado: é você quem manda na sua operação.

Vamos entender melhor o que isso significa?

Comande seu negócio...

Com o app de delivery próprio você volta a ter poder sobre seu negócio e suas operações. Ou seja, você deixa de ser refém do marketplace dos grandes apps de delivery.

E o que isso quer dizer? Lembra quando o grande aplicativo definia o seu tempo de entrega e você precisava se virar para cobrí-lo ou corria o risco de ser mal avaliado e punido no ranking de restaurantes?

Com o app de delivery próprio você volta a ter controle sobre o seu cardápio, o seu tempo de entrega, a área e a taxa de entrega, seus produtos em promoção — e por aí vai. A gestão do aplicativo é sua e você pode personalizar seus critérios quando bem entender. ...e receba mais por isso! Além de voltar ao controle operacional, você ainda deixará de pagar caro por este serviço. Afinal, além de condicionarem o uso do grande app de delivery a algumas regras, você ainda pagava muito dinheiro por isso.

Tendo em vista a taxa média das comissões cobradas pelos marketplaces de bares e restaurantes, seria uma economia de até 25% do valor da sua venda!

O iFood, por exemplo, cobra uma mensalidade que varia de R$ 100 a R$ 130, além de 12% a 27% do valor de cada pedido. Apps que proporcionam a criação do seu próprio aplicativo, como o Giinger, costumam sair bem mais em conta que isso.

Saia da disputa de preços

Sabemos que é importante estar atento aos preços praticados pelo mercado, mas não é novidade que os grandes apps de delivery são famosos por suas “promoções malucas”.

Com o app próprio, você pode realizar suas promoções e oferecer descontos de acordo com critérios importantes para o seu próprio negócio. “Esta promoção é viável? Consigo um desconto com este fornecedor? Tenho ingredientes próximos ao vencimento? Realmente tenho interesse nessa data comemorativa?”.

Ainda, você pode sair da disputa de preços do app e atrelar suas promoções ao seu ponto físico, se for o caso. Você pode, por exemplo, oferecer um cupom para compra online para quem frequentou seu estabelecimento em determinado dia e, com isso, fidelizar sua clientela.

Diminua seus problemas com entregadores

Essa também é uma das grandes dificuldades dos restaurantes em grandes apps de delivery. Muitas vezes, o pedido chega errado ou, até mesmo, nunca chega!

Como o fluxo e a variedade de entregadores é enorme, fica difícil criar uma relação de confiança consistente com um ou outro motoboy. Além disso, muitos entregadores pressionam os estabelecimentos quanto ao tempo de preparo do pedido. Não é incomum o envio de mensagens aos aplicativos, queixando-se de que o pedido não está pronto ainda. Complicado, não?

Conheça seu cliente

Em geral, este é um cenário impossível nos grandes aplicativos de delivery. São eles que detém as informações do cliente e elas não são compartilhadas. Já no app de delivery próprio, talvez essa seja sua maior vantagem. Você poderá, de fato, conhecer o comportamento da pessoa que está por trás do pedido. Esta é a cereja do bolo do app de delivery próprio. Conhecendo as preferências, os hábitos e o padrão de consumo do seu cliente, fica mais fácil definir suas estratégias e estabelecer metas. A partir daí, aumentar suas vendas é uma consequência natural. Gostou de saber mais sobre os motivos pelos quais você precisa de um app de delivery próprio? Assine a newsletter para acompanhar o nosso blog e ser o primeiro a ler conteúdo como estes! Até a próxima!

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